Entenda as vantagens de trabalhar com uma imobiliária como a OME.
O mercado imobiliário é um mundo complexo, onde os clientes tendem a ser exigentes independentemente do lado da mesa em que se sentam. Frente-a-frente, seja vendedor e comprador, arrendatário ou senhorio, todos procuram a mesma coisa: o melhor negócio possível. Para facilitar esse processo deverá ter lugar na mesa de negociações um agente imobiliário. Neste artigo, iremos explicar como escolher trabalhar com uma agência imobiliária lhe poderá poupar muito tempo e dinheiro.
1. Experiência no setor
No topo da lista está o conhecimento acerca do sector no que diz respeito a questões técnicas e burocráticas relacionadas com enquadramentos legais, regimes jurídicos ou fiscais das transações financeiras e das questões contratuais. Para além disso existem escrituras, certificados energéticos, inspeções, avaliações, etc. Tantos são os documentos como os critérios a cumprir para que o negócio se desenrole da melhor maneira. Algumas imobiliárias poderão também trabalhar em parceria com intermediários de crédito certificados pelo Banco de Portugal, o que poderá ser útil para quem compra e se vê confrontado com a necessidade de recorrer a financiamento para fechar negócio. Parte de um sistema maior, um profissional do setor tem conhecimento das melhores ferramentas de marketing e plataformas digitais para mostrar o seu imóvel caso esteja a tentar vender, ou para lhe apresentar um imóvel que esteja disponível caso procure investir. Para além disso, o consultor imobiliário terá certamente uma carteira de clientes ou uma rede de parceiros já estabelecida, para além das competências necessárias para identificar o cliente-alvo, de acordo com a situação.
2. Valorização do imóvel
Profissionais do imobiliário têm à sua disposição os melhores meios técnicos e humanos para a valorização do imóvel, seja na produção de material de divulgação para publicidade online e offline, como no acesso às ferramentas ideais para produzir os melhores conteúdos audiovisuais necessários para a promoção em meios digitais como fotografias de alta qualidade, captação de imagens aéreas com recurso a drones, panorâmicas de 360º ou a edição de vídeos que possibilitem uma visita virtual. Para além disso, o corretor imobiliário têm bastante experiência e conhecimento do mercado, o que lhe irá permitir propor a quem vende que faça eventuais melhorias que agreguem valor ao negócio como, por exemplo: sugerir pequenas obras, arranjos ou limpezas que possam ter um impacto positivo para os visitantes. Neste aspecto importa também referir a imparcialidade e objetividade no momento de negociar, de apontar pontos fortes e fracos, e comparação com imóveis equivalentes disponíveis no mercado. As estatísticas indicam que os imóveis vendidos através de imobiliárias atingem valores superiores do que aqueles que são negociados pelo proprietário.
3. Disponibilidade e dedicação total
Responsável pela condução do negócio, o agente imobiliário irá garantir-lhe disponibilidade total para mostrar o seu imóvel a potenciais compradores e gerir os contactos necessários com todos os clientes interessados. Para além disso, terá tido já a oportunidade de conhecer e avaliar o potencial comprador ou arrendatário, o que lhe irá permitir adequar a visita e o discurso às necessidades específicas do visitante. Conduzir uma visita exige também alguma preparação do imóvel em si, dessa maneira o impacto da primeira impressão será o melhor possível. Para quem procura comprar ou arrendar, ter alguém que faça uma busca aprofundada segundo critérios previamente discutidos garante que os imóveis que lhe chegam às mãos foram previamente filtrados de acordo com as suas necessidades. Desta maneira verá apenas o que realmente lhe interessa. Por fim, para concluir um negócio, poderá também haver a necessidade de reunir com advogados, procuradores, solicitadores ou notários. Todos estes processos irão exigir o tempo e a disponibilidade da pessoa que estiver à frente da negociação, seja em pessoa, por telefone ou e-mail. Ao trabalhar com uma imobiliária, o seu tempo continuará a ser seu para investir da maneira que mais lhe interessar.
Apesar de tudo isto, muito se tem especulado acerca do início do fim do sector imobiliário sobretudo se tivermos em consideração os avanços tecnológicos que surgiram nos últimos anos, nomeadamente nos portais de imobiliário que são otimizados para mostrar ao comprador exactamente o que este quer ver, utilizando algoritmos para corresponder os melhores resultados ao critério de busca. Ou se refletirmos acerca da facilidade em visitar uma casa sem nos deslocarmos até ela. Apesar disso, não é complicado entender que muito dificilmente uma máquina poderá substituir por completo a presença humana neste processo graças a todas as nuances que lhe estão associadas. Na opinião de Alfredo Valente, diretor-geral da IAD Portugal, o conceito de mediação imobiliária trata “fundamentalmente de relacionar pessoas”, de colocar o comprador certo em contacto com o vendedor ideal.
Resumidamente, confiar numa agência imobiliária irá por certo poupar-lhe muitos recursos (de tempo e financeiros) e evitar-lhe muitos dissabores e dores de cabeça desnecessárias. Esse é o nosso compromisso, de nos dedicarmos não apenas ao seu imóvel mas também a si, às suas necessidades e expectativas, independentemente de querer investir ou de desejar vender.
Faça-nos uma visita, teremos todo o gosto em explicar-lhe como o vamos ajudar.