Há uma máxima que todos os anos ouvimos ser repetida pelos nossos familiares, amigos e colegas de trabalho: “Ano Novo, Vida Nova”. Assim sendo, porque não haveríamos de querer renovar também o ambiente em que vivemos? Para este artigo, fomos procurar saber quais serão as tendências que vão estar espalhadas um pouco por todo o lado, mas sobretudo nas revistas de decoração. Quem sabe, talvez também em sua casa. Cores e padrões disruptivos, ton sour ton, elementos abstratos, upcycling e estética orgânica. Está preparado? Este ano vai ser em grande.

Menos já foi mais, mas isso já era

Ambiente criado para a Ether Collection de Jonathan Adler.

Se em anos passados o design de interiores se concentrava no minimalismo, em 2020 o caminho começa a seguir na direção oposta. Apesar de continuar a ser favorável investir numa estética orgânica, o maximalismo vai garantir o seu lugar dentro das nossas casas. Portanto, se gosta de um estilo mais exuberante, de combinar padrões arrojados e cores menos convencionais, de mobília sobredimensionada ou que não combina entre si, prepare-se porque este é o ano para executar até os planos mais loucos. Apesar disso, e para não arriscar passar dos limites (porque apesar de poucos, ainda existem alguns) dê uma vista de olhos pelo guia que o site Real Homes preparou acerca do tema.

Quebre a monotonia: evite seguir ordens e escolha padrões que façam o mesmo

Fugindo às linguagens mais tradicionais, os padrões assimétricos são outra das grandes apostas para este ano. Independentemente da superfície ou da divisão que vai redecorar, seja no revestimento das paredes ou nos têxteis, não tenha medo de brincar com estereotomias dinâmicas. Este ano acentua-se a rutura com as tendências escandinavas e minimalistas mais recentes, abrindo espaço para a experimentação. Esqueça as regras do passado e crie um ambiente à sua imagem.

Também as formas abstratas serão uma excelente maneira de quebrar a monotonia. O estilo arrojado veio para ficar. Como é o caso deste tapete vendido pela Rug Society, inspirado na Bauhaus, o movimento de arte, arquitetura e design que teve início em 1919, na Alemanha.

A maneira mais fácil de ter uma casa única é preenchê-la de si próprio

Colagens na parede da sala de jantar de um apartamento em Brooklyn.
Fotografia de Gabriela Herman (fonte: Curbed New York)

Uma ótima opção para personalizar qualquer espaço é fazer algumas colagens artesanais nas paredes. Para além disto, se a sua intenção é criar um ambiente verdadeiramente único, porque não investir também em peças artesanais? Para além dos artesãos locais, também muitos designers e artistas emergentes começam agora a apostar na venda de produtos exclusivos. Desta maneira não está só a apoiar pequenos negócios comprando diretamente ao criador, como também garante que dificilmente alguém terá uma peça igual. Tentador, não acha?

Continue a deixar a natureza entrar em sua casa

Como já referimos no início do texto, nem todas as modas são passageiras. Este ano continua a ser válido fugir à correria da vida urbana e investir em elementos naturais e orgânicos, como madeira ou o mármore, ou mesmo pontuando o espaço com plantas para complementar.

Num artigo em que tenta prever as tendências da próxima década, a Dezeen fala mesmo do conceito de sexy eco. O amor à natureza, a biofilia, irá tornar-se cada mais evidente nos ambientes que escolhemos para o nosso espaço pessoal. Especialmente para quem vive em grandes centros urbanos. Aliado a isso surgem as alterações aos padrões de consumo, como o crescente repúdio pelo plástico e a aproximação progressiva a estilos de vida mais sustentáveis. Será então de esperar também que o upcycling de peças usadas e a compra de produtos em segunda mão ganhem terreno em relação ao consumismo exacerbado ao qual tínhamos vindo a ser habituados desde o final do século XX.

Escolha uma cor e brinque com os seus vários tons

O uso da cor continua na moda, mas ao contrário do que aconteceu no passado, com limites mais estabelecidos e menos flexíveis. O que quer isto dizer? Que o monocromático e o ton sour ton são a tendência independentemente da fase da decoração em que se encontre. Desde os armários da cozinha aos azulejos da casa de banho, passando ainda pelo mobiliário da sala. Qualquer ambiente beneficiará da escolha de uma cor apenas, podendo ainda ser valorizado o uso de várias gradações da mesma. E lembre-se: monocromático não é a ausência de cor. Pense para lá da escala de cinzentos. Em vez disso, escolha a sua favorita e invista nela.

Ambiente ton sour ton apresentado no catálogo da IKEA, como sugestão para 2020

Independentemente da cor que escolhe para pintar o quarto, do padrão de azulejos que quer para a casa de banho, do acabamento dos armários da cozinha ou do tamanho do sofá que tem na sala, importante mesmo é sentir-se em casa. Concentre-se no seu próprio conforto, pois essa é a única tendência constante no que diz respeito à decoração. Arrisque e experimente. Está sempre a tempo de mudar.

E se a sua casa já não lhe servir, cá estaremos para o ajudar na procura da próxima.